segunda-feira, 26 de julho de 2010

Encontro com os reponsáveis pelas Bibliotecas Escolares

A prática de leitura é um fator que deve ser realizado, enfaticamente, na sala de aula e na biblioteca, fazendo uso de livros didáticos e paradidáticos, revistas, jornais, literatura clássica entre outros, a fim de transformar em qualidade a relação textual com o mundo do leitor.
Vislumbrando este enunciado, este ensaio é significativo porque abordará dois fatores importantes que são realizados na escola, a leitura na sala de aula e seus resultados e o uso da biblioteca como formadora social de leitores.
As argumentações para o esclarecimento deste assunto estarão voltadas para a importância da leitura na sala, ao se perceber a significação do compartilhar as suas concepções e, da biblioteca, ao se identificar a sua função social como formadora de leitores.
Entende-se que a prática de leitura desenvolve com muita segurança, habilidades consideradas difíceis como a da construção de textos e a da explanação de críticas referente aos assuntos lidos. Mas para torná-las possíveis existem as formas de leitura que quando bem trabalhadas em sala enriquecem as práticas de aprendizagem dos alunos, dentre elas a leitura de textos infantis, os quais têm o poder de estimular, em qualquer tempo, os leitores a construírem postura crítica e a serem convocados a produzir textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário